REGRA DO JOGO BILHARITO


Este jogo não é praticado oficialmente, por encontrar diversas vezes pessoas jogando este jogo em bares, “snooker” bares e clubes, procurei redigir o mais fielmente este jogo, tentando desta forma iniciar uma padronização, uma vez que não existe nenhuma regra oficial ou ainda a prática dessa modalidade em campeonatos.clip_image005

O JOGO
1. As partidas conterão no mínimo 2 (dois) jogadores, as bolas serão de duas cores, 5 (cinco) bolas para cada lado da mesa. 2. as bolas serão dispostas de forma a ficar na mesma posição de cada lado da mesa, 1 (uma) bola em cada tabela lateral, 2 (duas) na tabela inferior em relação ao jogador que foi atribuído para aquela cor de bolas, e a uma última um pouco a frente das duas colocadas na tabela inferior. 3. A finalidade da partida é encaçapar as cinco bolas adversárias; será permitido ser jogado com qualquer bola, a qualquer momento, ou seja, (todas são “tacadeiras”) em qualquer bola adversária. 4. Considera-se como partida o tempo usado pelos jogadores para encaçapar todas as bolas adversárias em jogo. 5. Ocorrerá um sorteio para determinar a cor de bola para cada jogador. 6. Encaçapando a primeira bola dará seqüência até encaçapar a quinta bola do adversário.

DA SAÍDA
1. A saída será com as bolas na posição inicial podendo utilizar como “tacadeira” qualquer bola; podendo então atingir qualquer bola adversária.

DA SINUCA
1. Considera-se como em situação de sinuca total quando o jogador está impedido de atingir direta e naturalmente ao menos um ponto da bola visada, impedido por obstáculo de outra(s) bola(s) ou "bico de tabela". Em caso de parte da bola visada poder ser atingida em tacada direta e natural, a sinuca é tida como parcial.

DAS FALTAS
1. As situações seguintes serão consideradas como faltas: a.Encaçapar a bola branca (“Suicidar-se”), ainda se for encaçapada a bola válida no momento do suicídio. b. Quando lançada a tacadeira não acertar nenhuma bola do adversário. c. Dar mais de um toque na bola branca (“bitoque”). d. “Conduzir” a tacadeira, quando esta não estiver "colada" à bola visada (“carretão”). e. Jogar qualquer bola fora do campo de jogo, lembrando que quando a bola, que não seja a tacadeira, sair para fora do campo de jogo voltará colada em uma das posições iniciais, sendo escolhida pelo jogador da bola lançada. f. Jogar com bola errada. g. Jogar com qualquer parte do taco que não seja a sua ponteira. h. Jogar sem ter contato com o chão. i. Jogar com qualquer bola ainda em movimento. j. Tocar indevidamente em qualquer bola, de qualquer forma que não seja por um toque lícito da sola do taco.

DO TÉRMINO DO JOGO
1. O jogo é encerrado quando forem encaçapadas as cinco bolas do adversário e restando pelo menos uma bola em jogo.
Fonte (Ponto da Sinuca.com)